Um novo ciclo
A educação está num momento de profunda transformação. Os desafios que enfrentamos são significativos, mas também as oportunidades de reimaginar e redesenhar a sala de aula.
Reinventar a sala de aula requer uma transformação focada na aprendizagem e não no ensino e implica uma mudança de paradigma e uma prática educativa em que as ferramentas digitais assumem um papel facilitador na adoção de metodologias ativas centradas nos alunos.
Não se trata apenas de incorporar novas tecnologias ou métodos de ensino; trata-se de uma mudança fundamental na nossa compreensão do que significa educar e aprender no século XXI.
A escola do presente deve questionar os modelos do passado e abrir caminho à inovação pedagógica num processo que implica alteração de práticas pedagógicas, utilização de tecnologia digital na sala de aula, alteração de metodologias e atribuição de novos papéis ao aluno.
A instalação dos Laboratórios de Educação Digital (LED) nas escolas surge num contexto de inovação e modernização tecnológica através da integração transversal de diversas tecnologias no currículo e do investimento na competência digital. Esta medida de capacitação das escolas, tem em vista a melhoria contínua da qualidade das aprendizagens e a igualdade de oportunidades no acesso a equipamentos e tecnologias educativas diversificadas.
Uma escola democrática é uma escola que a todos proporciona igualdade de oportunidades. Mais uma vez, é na escola que a maioria dos alunos tem a única oportunidade de acesso a estes recursos.
Os LED são espaços de suporte à aprendizagem que proporcionam a professores e a alunos a oportunidade, o acesso e a utilização de recursos tecnológicos de qualidade que vêm possibilitar o desenvolvimento de atividades STEM, programação e robótica, impressão 3D, produção audiovisual, entre outras. Estas atividades são potenciadoras de experiências de aprendizagem enriquecedoras que implicam o desenvolvimento de novas competências para as gerações que vão construir o futuro.
O novo Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital das Escolas deve configurar esta visão de futuro com ações programadas para transformar o dia a dia da vida escolar, não apenas nas dimensões organizacional etecnológica, mas sobretudo na sua dimensão pedagógica.
Este ciclo que agora se inicia deve dar prioridade à criação de ambientes de aprendizagem enriquecidos com tecnologias e ao desenvolvimento da competência digital. Uma competência que deve fazer parte da cultura das escolas e do seu projeto educativo.
Editorial 07
Marq
Marq é uma ferramenta de design gráfico colaborativa, baseada numa plataforma web que permite criar produtos visuais digitais profissionais de forma intuitiva.
Oferece uma interface fácil de usar e recursos poderosos para criar materiais visuais profissionais, como folhetos, relatórios, panfletos, revistas, apresentações e muito mais.
Com esta ferramenta os utilizadores podem criar designs personalizados a partir de uma tela em branco ou utilizando os modelos pré-definidos para agilizar o processo de design poupando tempo. A plataforma possui recursos que pode arrastar e colar no seu trabalho, o que torna a criação de layouts e a manipulação dos elementos visuais simples e acessível, mesmo para o utilizador inexperiente em design.
A plataforma oferece a possibilidade de colaboração em tempo real, permitindo que vários utilizadores trabalhem no mesmo projeto simultaneamente. É possível partilhar projetos com colegas de trabalho, alunos ou outras partes interessadas, facilitando o processo de edição.
O Marq oferece módulos de integração com outras ferramentas, como o Google Drive, o Dropbox e o Slack, para facilitar a partilha de arquivos e a colaboração.
Procurar também: Lucidpress
Website: https://www.marq.com
Figma
Figma é uma ferramenta de design gráfico e colaboração online que permite o trabalho de equipa em tempo real. Permite a criação, partilha e colaboração em projetos de design, interface de usuário, gráficos, layouts e todo o tipo de protótipos.
Com o Figma , é possível criar designs de alta qualidade em diversas plataformas: web, mobile e desktop. Oferece uma ampla gama de recursos, incluindo ferramentas vetoriais, recursos de animação, biblioteca de ícones e elementos de design, opções de prototipagem e outras ferramentas avançadas.
O Figma é frequentemente usado por equipas de design, UX/UI designers, formadores e outros profissionais que tenham necessidade de colaborar em projetos complexos de design em tempo real.
É compatível com todos os sistemas operativos (Windows, Mac OS e Linux) e também disponibiliza uma app para visualização dos designs em dispositivos móveis.
Genially – torne a aprendizagem interativa
Motivar nem sempre é fácil mas o Genially faz com que os alunos gostem de aprender e criar. Genially é uma plataforma para a criação de conteúdo interativo e animado. Professores e alunos podem criar imagens, infográficos, apresentações, microsites, mapas e narrativas de gamificação com interatividade e animação.
Como seres visuais captamos melhor conteúdo visual e interativo. Quando adicionamos interatividade e animação ao conteúdo digital, conseguimos maior envolvimento da nossa audiência.
Genially é uma plataforma online que permite a criação de apresentações interativas e dinâmicas.
Os conteúdos criados no Genially surpreendem pela qualidade visual e pela interatividade. Esta ferramenta é um poderoso auxiliar educativo para passar a mensagem de forma simples e visual e assim conseguir maior atenção, participação e assimilação por parte do nosso público.
A plataforma pode ser utilizada de forma fácil e rápida e não requer conhecimentos de design e programação. Oferece uma série de ferramentas e recursos que permitem adicionar elementos interativos, como animações, gráficos, vídeos e quizzes, a uma apresentação.
É possível partilhar as apresentações criadas e colaborar em tempo real com outras pessoas. Genially é uma opção interessante para quem deseja criar apresentações mais atrativas.
Bounce
Canva
O Canva é a ferramenta de design digital mais popular da web 2.0. Esta ferramenta é extremamente intuitiva e permite criar e editar designs aplicáveis a todos os canais de comunicação digital.
A simplicidade de utilização é um dos grandes atrativos desta ferramenta que tem tanta utilidade para projetos individuais como para projetos de grupo.
A versão gratuita tem muitas funcionalidades disponíveis de imediato mas se é professor pode desbloquear as funções pagas com uma conta EDU.
New Groove
Trello
O Trello facilita a gestão de projetos e tarefas para as equipas/grupos. Trata-se de uma ferramenta visual que possibilita a gestão de qualquer tipo de projeto, fluxo de trabalho ou monitoramento de tarefas. Dá para adicionar quadros, listas, cartões. É possível incluir nos cartões anexos, links, imagens e definir data e horário para a execução das tarefas listadas, checklists, etc.
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